Menu páginas
TwitterRssFacebook
Menu Categorias

Publicado por em ago 4, 2014 em 1ª Região - Ribeirão Preto - SP, Bispo Inaldo Barreto, Blog, Igrejas, Notícias | Ninguém comentou

UMA IGREJA EPISCOPAL

Igreja Metodista Renovada.

Episcopal vem de epíscopo, antigo funcionário grego que inspecionava uma circunscrição territorial que se chamava, diocese. Na Igreja foi adotado como, bispo aquele que supervisiona uma região eclesiástica.

Episcopal, o que se refere ao bispo, em latim “episcopus” ou os bispos. É também parte do nome oficial da igreja que representa a Comunhão Anglicana nos Estados Unidos e em outros países, chamada Igreja Episcopal. Essa é a Igreja mãe da Igreja Metodista, por essa razão os metodistas seguem o regime episcopal.

Na História do Cristianismo Inácio de Antioquia, em 107 d.C., ressaltou exaustivamente o poder do “bispo”. Ele entendia a Igreja dividida em várias comunidades, uma em cada cidade e cada uma delas prestando obediência total a seu bispo. Ele escreveu aos esmirnianos: “Onde quer que o bispo esteja, deixe lá estar a comunidade, lá é a Igreja Católica. – foi a primeira vez que o termo “Igreja Católica” foi usado significando todo o conjunto cristão.

Ainda no Didaquê, em um documento anônimo, aparentemente escrito em algum momento do século II d.C., que descreve a vida e a organização da Igreja, o bispo é considerado um sucessor dos “profetas” e “doutores”. Isso parece dizer que a organização eclesiástica se desenvolveu por caminhos diversos, em formas diversas e em lugares diferentes. Ao final do século II d.C., uma rudimentar uniformização definiu as atribuições dos bispos, pastores e diáconos. O bispo era o líder da Igreja em uma cidade específica. Em teoria, era o único que celebrava a Eucaristia, mas podia delegar essas funções aos auxiliares, pastores auxiliados pelos diáconos, que não podiam ministrar o Batismo nem a Eucaristia, pois eram considerados leigos e não ordenados. Isso em nossos dias sofreu alteração, diáconos e pastores batizam e servem a Eucaristia. Além disso temos hoje em dia, pastoras e diaconisas.

O livro de Harry R. Boer (Historia de la Iglesia Primitiva) descreve a ordem dentro da Igreja como:

A ordens menores era formada pelos exorcistas e leitores esses desempenhavam funções secundárias nos cultos. Os recepcionistas e subdiáconos funcionavam como secretários do bispo.

As ordens maiores eram formadas pelos diáconos e presbíteros, que eram encarregados dos pobres. Atanásio era diácono quando e atuava como secretário do bispo Alexandre no Concílio de Nicéia. Os presbíteros dirigiam os cultos e administravam os sacramentos, sendo o braço espiritual dos bispos. Hoje os pastores cumprem essa função tanto como ministros dos sacramentos como atendendo as necessidades administrativas do bispo.

A Igreja até Constantino ia bem, funcionava sem a intervenção do governo, mas a partir de Constantino a Igreja passa a ser gerida pelos bispos e pelo Estado. Hoje a Igreja é separada do Estado, mas na Inglaterra a Igreja Anglicana é oficial e a rainha é a chefe da Igreja, mas quem dirige é o Arcebispo Rowan Williams.

João Wesley (1703-1791) é o fundador do metodismo foi o décimo quinto filho de seus pais, Samuel e Suzana. A família era anglicana, Wesley servia na Igreja Anglicana mas não estava

satisfeito com o deísmo que dominava o ambiente da Igreja. Para ajudar os crentes da sua denominação criou as sociedades (grupos de discipulados) Com o desdém da Igreja Oficial nasceu a Igreja Metodista.

A Igreja Metodista Renovada é uma Igreja Episcopal e usa alguns paramentos pertinentes. Hoje dia 03 de Agosto de 2014 celebramos a primeira Eucaristia no culto matutino, pois agora na Sede Nacional os cultos serão celebrados durante o dia, pela manhã. As pastoras usaram a Estola sacerdotal.

A partir de Abril os pastores poderão usar também a Estola sacerdotal nas celebrações, a estola sacerdotal para homens será diferenciada pela cor, mas não serão obrigados, apenas recomendados. A história da IMR pode ser lida na página da Internet no site. wwwmetodistarenovada.com.

Convidamos os irmãos que quiserem participar dos nossos trabalhos aos domingos pela manhã. A Santa Ceia é celebrada a cada primeiro domingo do mês.

Bispo Primaz I.F. Barreto

Publicar uma resposta