Menu páginas
TwitterRssFacebook
Menu Categorias

Publicado por em out 26, 2013 em Bispo Inaldo Barreto, Blog, Notícias, Sem categoria | Alguém comentou

OBESIDADE

OBESIDADE

 

Se sua obesidade precisa mais do que um conselho, consulte um médico, se depender de uma oração peça ao seu pastor, se é uma questão de obediência lembre que a Escritura diz:
“Mete uma faca à tua garganta, se és homem glutão” (Pv 23.2).

“Era Eglom homem gordo” (Juízes 3.17b).

I-Eglom homem destacado pelo seu peso.

Gordo é uma palavra que ocorre várias vezes no Antigo Testamento, entre os hebreus se falava muito do, bãrã, a mesma palavra para criar, Bãrã tem vários sentidos: Criar, fazer, escolher, cortar, despachar, ser criado, ser feito. na segunda interpretação  Bãrã é, ser gordo.
O termo derivado de “ser gordo”, é: mais gordo, alimentado, cevado, firme , farto, abundante.  É usado para designar seres humanos saudáveis, conforme Daniel 1.15, animais bem nutridos (Gn 41.2) e espigas cheias  (Gn 41.5). Um prato apetitoso recebia o nome de bãrã, (Ez 34.3) e por último, a prosperidade, falando da prosperidade dos maus o salmista salientou: “Para eles  não preocupações, o seu corpo é sadio e  nédio” (Salmos 73.4). Os caldeus se achavam o máximo e ofereciam sacrifícios a si mesmos; e na hora do churrasco, “e tem gordura a sua comida”. (Hc 1.16)
O texto de Juízes traduzido daria: Era Eglom homem saudável, בריא Bari, essa interpretação levou muita gente a gostar de gordura como sinal de vida abundante, “Como de banha e de gordura farta-se a minha alma;  e, com júbilo nos lábios, a minha boca te louva” ( Salmo 63.5).
Essa metáfora do rico banquete e a satisfação espiritual levou muitos cristãos à glutonaria, não basta um pouco, tem que ser muito, tem que ser glutão.
Na vida moderna, no tempo da abundância, quando se pode comprar quase tudo o que se deseja para por na mesa, veio junto com essa possibilidade a probabilidade de se engordar de se ficar acima do peso, de não poder andar de tão gordo. Dessa riqueza das nações os homens e mulheres perderam o domínio próprio e os olhos passou a comandar todo o corpo.
Daniel ensina que as finas iguarias do rei poderia fazer mais mal do que bem, e pediu ao cozinheiro chefe: “que se nos deem legumes  a comer e água a beber” ( Dn 1.11).
Em nossos dias os crentes que juntamente com toda sociedade desfrutam do bem estar da vida moderna, colocam na mesa, Coca-cola no lugar da água e com isso envenenam toda a família, a obesidade por meio do refrigerante e salgadinho tem prejudicado milhões de brasileiro, especialmente na igreja milhares de crentes sofrem de obesidade por conta de Churrasco, Coca-cola, e até muita cerveja.
II- Pressão e peso
Associação Médica Americana,  informa que: “A hipertensão essencial tende a ser familiar. É mais provável desenvolver a doença se você tem pais ou irmãos hipertensos. Parte do motivo para que a hipertensão tenha uma tendência familiar pode estar relacionado ao fato de que o excesso de peso também costuma ser uma característica familiar. Estudos sugerem que seis em cada dez adultos com hipertensão estão 20 por cento, ou mais, acima de seu peso ideal. Se você estiver mais pesado do que deveria, é provável que sua pressão esteja mais alta do que o normal. Em adultos mais jovens, o efeito do peso sobre a pressão arterial é ainda mais pronunciado: o risco de hipertensão e cinco vezes maior em pessoa obesas com idade entre 20 e 44 anos
III- Sedentarismo
A profissão do futuro é sedentária, o executivo, o pastor, enfim quase todas as profissões excluindo as braçais, tende a ser sedentária.  A caminhada é um dos fatores mais importante para fazer a pressão regredir. Se você é pastor ou ocupa um cargo sedentário, levante-se e caminhe.

III- Comer e  sorrir
A comida nos leva ao bem estar, e também a mal estar. O prato que se coloca na mesa, deve ser bem balanceado. Evite o churrasco, a fumaça do churrasco é tão prejudicial como a fumaça do cigarro. Não adianta sorrir e comer feito um glutão é pecado do mesmo jeito, e faz mal à saúde. Coma menos e doe mais para os pobres que não tem o que comer.
A carne vermelha, e pior ainda mal passada é um “suave veneno” e a Coca-cola um acelerador dos males do coração.  Um copo de Coca-cola tem açúcar suficiente para estragar o seu organismo. Se você sozinho bebe 1,5 litro de Coca-cola, saiba que está se matando rapidamente. Não antecipe as dores, não se apresse, a moderação em tudo é bom, mas certas coisas devem ser evitadas a todo custo. A comida plástica do nosso tempo, as bebidas químicas são como bomba-relógio.
III- Dicas importantes
Se você acredita que não é seu destino ir adiante com o processo de engorda; então,   se você quiser fazer uma decisão; então, faça agora mesmo.Levante-se e planeje suas  caminhadas semanais  e se organize. Melhor prevenir do que remediar.
1-Planeje as refeições com antecedência
2-Não vá às compras quando estiver com fome
3-Não compre por impulso, faça uma lista das necessidades.
4-Escolha o que for pouco gorduroso
5-Consuma muitos vegetais e frutas
6-Não pule refeições, como na hora certa e nunca exagere
7-Ande. Get up!,  walking  and  you will  feeling better.

Bispo Primaz I.F. Barreto

 

Alguém comentou

  1. A regra do jogo é: devagar para ir longe. Reduza o chocolate aos poucos, até chegar num Alpino. Comece dividindo sua barra com uma amiga

Publicar uma resposta