Menu páginas
TwitterRssFacebook
Menu Categorias
Nossa História

Nossa História

AS  RAIZES

John Wesley, ( 1703-1791)- foi o fundador quem forneceu a teologia básica do metodismo, nasceu em Epworth , Inglaterra filho de Samuel Wesley e Suzana Wesley, seu pai foi pastor anglicano, sua mãe crente consagrada teve forte influência sobre João Wesley
Aos dezessete anos foi enviado para estudar em Oxford , em 1726 foi eleito líder do grupo de estudante , dois anos mais tarde com a idade de 25 anos for ordenado pastor da Igreja da Inglaterra.

EXPERIÊNCIA DE RENOVAÇÃO

Os irmãos Wesley ,embarcaram para a América como missionários em 1736,voltaram, porém desencorajados e desiludidos, Carlos Wesley chegou na Inglaterra em dezembro de 1736, e João em fevereiro de 1738.

Em Londres conheceram alguns membros da sociedade cristã alemã (os moravianos), num momento de crise procurou conselho com os chamados moravianos, que aconselhou:

“Pregue a fé até que a tenha”

Os irmãos Wesley tiveram uma experiência (pentecostal ou carismática) em 24 maio de 1738.
Nos anos seguintes a igreja da Inglaterra passou a conhecer uma renovação de que tanto carecia naquele tempo.

Dessa experiência ficou o relato:

“Eu senti meu coração estranhamente aquecido, senti que confiava em Cristo. Somente em Cristo para a minha salvação, e foi me dado a certeza de que ele tinha tirado os meus pecados, meus próprios e salvado-me da lei do pecado e da morte”.

Forças renovadas para a missão.

Foi nesse dia que João Wesley redescobriu a redenção bíblica que estava esquecida no cristianismo do Sc. XVII.

Com renovada fé João e seu irmão juntamente com o amigo George Whitefield, propagou a Palavra de Deus (do amor de Deus) a salvação pôr toda a Inglaterra, pregou aos pobres, operários, gente da classe média e aos ricos.

Grande número de convertidos foi reunido em sociedade formando assim os primeiros grupo de estudo para a formação de discípulos. Hoje esses grupos recebem nomes diferentes tais como: Células, grupo familiar, grupo de estudo, grupo de discipulado.

C O N F L I T O S

Em 1740 a Igreja Anglicana não permitiu que João e Carlos Wesley pregassem na igreja e negaram a comunhão aos metodistas, muitos crentes e pregadores foram então perseguidos pôr causa de sua fé.

Em 1741, Wesley organizou o sistema de “circuit” consistia em enviar pregadores a cavalo para ensinar as boas novas nos lugares mais distantes.

Obs. Hoje temos ônibus que nos servem de condução muito eficiente para a evangelização.

Em 1742 se organizou as sociedades, dividindo-as em classes sob a orientação de um líder. 
No ano seguinte João Wesley escreve as (regras gerais das sociedades unidas).

Expansão

Em se realizou a primeira conferência entre Wesley e seus pregadores, foi estabelecido alguns princípios de doutrinas e disciplina, a conferência tornou-se um evento anual.

Em 1760 teve início na América o movimento metodista com pregadores leigos:
(lay movement), com Robert Strawbridge um importante fazendeiro que organizou o trabalho na cidade de Virgínia, Philips Embury e seu primo com Bárbara Heck começaram o trabalho em Nova York, e o capitão Thomas Webb que deu inicio aos trabalhos na cidade Philadelphia em 1767.

Em 1784 teve inicio a ordenação de presbíteros para servir na América, aprofundando a diferença com a igreja anglicana.

Com o crescimento do trabalho nos Estados Unidos se organizou:

A Igreja Metodista Episcopal, posteriormente se uniu à igreja metodista.

  1. A Igreja Unida dos Irmãos em Cristo
  2. Associação Evangélica.

Em 1968 foi organizado a Igreja Metodista Unida.(The United Methodist Church).

DOUTRINAS

A doutrina é baseada na Palavra de Deus, em matéria de fé e moral a autoridade da Bíblia é o padrão supremo, o batismo é pôr imersão, porém aceita-se também a aspersão para aqueles que já foram batizados nesta forma. Quanto aos costumes procura-se a moderação com aconselhamento se necessário, sem proibição, prega-se à perfeição cristã para esta vida (santidade) 
Cremos no batismo com o Espírito Santo ou na Plenitude do Espírito Santo, cremos, sobretudo que o verdadeiro crente é habitação do Espírito e “Ama a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.

IGREJA METODISTA RENOVADA

A Igreja Metodista Renovada divide a sua história com:

  1. A antiga fé do povo hebreu
  2. A Igreja Cristã Primitiva
  3. A Igreja Anglicana (Igreja da Inglaterra)
  4. Igreja Evangélica Moraviana (Alemanha)
  5. Igreja Metodista Unida (Usa)
  6. Igreja Metodista (Brasil)
  7. Igreja de Nova Vida (Botafogo) Rio de Janeiro

A Igreja Metodista Renovada teve início com um grupo iniciando-se com estudos bíblicos, pelo então Pastor Inaldo Francisco Barreto, posteriormente no dia 1 de março de 1981 foi realizado o primeiro batismo numa fazenda no Estado de Minas Gerais, eram todos dezessete católicos carismáticos, no segundo batismo foram batizados mais treze irmãos, desde então teve início a Igreja Metodista Renovada.\

CARTA DE PAUL YONGII SHO


Uma Igreja Episcopal

Em 1988 foi ordenado o primeiro bispo, Pastor Inaldo Francisco Barreto, pelo reverendo Roberto McAlister, Bispo da Igreja de Nova Vida.
A Ata de fundação foi feita no dia 02 de julho de 1981, a sede provisória estava localizada à rua Sergipe n. 392, com o crescimento do movimento foi necessário se organizar a igreja e no dia 21 de junho de 1984 foi organizado o estatuto da Associação Evangélica Metodista Renovado composto de vinte e sete (27) artigos:
Art. 3O “Os fins da Igreja Metodista Renovada são”:
Adorar a Deus em espírito e em verdade, propagar o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, ganhar almas para a vida eterna, fazendo discípulos cf. MT. 28:19, ensinar aos seus membros a buscar o batismo com o Espírito Santo e santificação para suas vidas, promover educação cristã e obras social, administrar seu patrimônio.
Art.4O “as doutrinas aceitas pela IMR, como princípios de fé, têm como fundamentos as Sagradas Escrituras dos Antigos e Novos Testamento, as quais contêm tudo que é necessário para a salvação e santificação dos crentes. Divina revelação dada a homens piedosos movidos pelo Espírito Santo”.
Art. 5O “São membros da Igreja Metodista Renovada, todas as pessoas que, satisfazendo as exigências do seu manual, forem admitidas à sua comunhão”.

ASSISTA A ORDENAÇÃO DO BISPO INALDO BARRETO

QUADRO ADMINISTRATIVO DA IGREJA METODISTA RENOVADA

É composto por um colégio Episcopal cujo o presidente é o Bispo Inaldo Francisco Barreto

Colégio Episcopal
Concílio-Geral
Conselho-Geral
Concílio-Regional
Conselho-Regional
Concílio-Local
Conselho-Local
REGIONAIS

1ª-Região- RIBEIRÃO PRETO
Bispo Inaldo Francisco Barreto
email: info@177.11.53.142
2ª-Região – ITUVERAVA-SP
Bispo Eder Nelson dos Santos
email: pr-eder@hotmail.com3ª-Região – GUARDA-MOR
Bispo Wilson Batista dos Reis
secretaria: Monica
email: monicaf14@hotmail.com4ª-Região – UBERLÂNDIA_MG
Bispo Carlos Henrique Ferreira
email: bispohenrique@gmail.com
5º Região – LONDRINA – PR
Bispo Luis Filipe Quaresma
email: caminhandojuntos@hotmail.com6ª Região – COLATINA– ES
Bispo Edmágno Silva
email: metodista-renovada@hotmail.com
 
Missões Peru – Igreja Cristiana Pentecostal- Associada a Metodista Renovada
Pr. Pedro Lopez Castillo
email: p.pedrolopez@hotmail.com
 
Missões Argentina – Iglesia La Arca
Obispo Fortuoso Gonzales
email: fortuosogonzalez@yahoo.com.ar
 
Missões Colombia Medellin –  Iglesia La Arca
Pr. Carlos Alberto Moralles
 

A Igreja Metodista Renovada oferece oportunidade a todos que queiram se dedicar à carreira cristã através dos grupos de discipulado para a formação de discípulos, e do seu seminário intensivo na formação da liderança.