Menu páginas
TwitterRssFacebook
Menu Categorias

Publicado por em mar 1, 2016 em Bispo Inaldo Barreto, Blog, Notícias, Sem categoria | Ninguém comentou

Jesus e a Palavra

Jesus e a Palavra

APOLOGÉTICA VII

בהתחלה היה הדבר Berishit-lch hai-h dabar-v Segundo o הברית החדשה- Habrit Hadasha Novo Pacto, nesse Evangelho escrito para os judeus, em João 1.1. Logos é Dabar, a Palavra.

 

ואת והדבר היה עם האלוהים …v-eth vch dabar yah am Elhohim.

“En el principio era el Verbo…” ( Juan 1.1 a)

y el Verbo Dios (Juan1 b)

O começo no Evangelho de João é a mesma palavra de Gênesis 1.1…בהתח Bereshit, principio, entendido como princípio de tudo, o começo do mundo, a criação do cosmo subentendido. Dabar é a palavra, o verbo falar como em Deuteronômio 6, 10: “Falou o Senhor a Moises” וַיְדַבֵּר יְהוָה, מֹשֶׁה לֵּאמֹר אֶל- וַיְדַבֵּר יְהוָה (dabar yahu al moshe lamar)

Entendido que Dabar é a Palavra, vamos para o Evangelho de João para identifcar a Palavra no texto “No princípio era o Verbo, Palavra, logos” (João 1.1). Todo essa introdução indica que tudo foi feito por meio da Palavra e que essa Palavra, “דבר” (Dabar) estava no princípio Bereshit com Deus e Dabar era Elohim, Deus. Dabar também é usado para comunicar algo sem nenhuma especificação sobre o que foi comunicado. “Ao que eles responderam: “Assim seja. Faze como disseste” (Gn 18.5) Com certeza se referia fato de fazer pães ou qualquer coisa assim. Dabar, דּבר, também é traduzido por coisas, “substância”, “Depois destas coisas (dabar) veio a Abraão a Palavra (dabar) do Senhor” Gn 15.1.

Importante essa referência de Dabar com substância, “coisas criadas”, Jesus indentificado com a Palavra sendo ela do Berishit do princípio se ela era no princípio, ela existia independente do Berishit, antes do começo “Arch” a correspondente em hebraico é, Kedem, se refere a um passado distante, antigo, (Pv 8.22) Esse provérbio fala da sabedoria e da sua antiguidade, tão antiga que é eterna, sem começo sem fim, assim é a Palavra (Dabar) e o (Logos).

Bem tudo isso é um esforço digno para provar que Jesus é a Palavra e por isso mesmo Eterno, e Criador de todas as coisas juntamente com o Pai. Elohim é a unidade plural desse evento, וַיֹּאמֶר אֱלֹהִים., v/amar Elohim , Disse Elohim. A Criação foi pela Trindade, é o começo dessa doutrina através da unidade plural, אלהים. Elohim.

Isso basta para provar que Jesus é divino, e que a Trindade é um ensino antigo porém oculto, veio à Luz no começo da Igreja no primeiro século, e foi intelectualmente definido a partir do Concílio de Niceia, mas os crentes primitivos já começavam a perceber sobre aquele que representava uma Pessoa o Πνευμα αγιον – Pneuma Agion.

Se o leitor tiver alguma dúvida, pode escrever para a barrosh319@hotmail.com, ou pelo Facebook.

Abraços

Bispo Inaldo Barreto

Publicar uma resposta